quarta-feira, 29 de maio de 2013

Resumo do Livro "O que é Poder" - Gérard Lebrun


Este pequeno livro trata das questões sobre o poder, em particular o poder social. Para tanto, a autor define comunidade como sendo uma "congregação de homens (societas) a quem seus próprios afazeres ocupam demais para que possam dedicar-se aos interesses do todos, e que, por isso, devem ser protegidos pela instância política, em vez de participarem dela".
Assim, o ideal de democracia plena se encontra substituído pelo da democracia representativa, mas isto traz como efeito colateral o distanciamento ante as questões sociais e, em último caso, leva ao completo individualismo. Também se deve notar que há um importante paradigma na democracia quando se percebe que o "último chefe" é sempre humano e, portanto, sujeito às mesmas vicissitudes e falhas daqueles que o elegeram.
Daí Habermas colocar qual é a função do Estado, já que este deve "garantir ao mesmo tempo a lealdade das massas no quadro da democracia formal". Trata-se de evitar rupturas na ordem, sendo o Estado o guardião do status quo e mantenedor do consenso social. 
Por tudo isso, o poder, enquanto forma de organização social e, principalmente, estatal, tende à concentração e à manutenção da ordem, sendo, portanto, conservador em sua raiz, fazendo lembrar inúmeros casos de opositores ferrenhos ao mais variados regimes ao longo da História que, uma vez titulares do poder governamental, passaram a praticar políticas conservadoras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário