segunda-feira, 27 de maio de 2013

Resumo do Livro "Geopolítica brasileira e relações internacionais nos anos 50" - Thiago Bonfada de Carvalho

Neste livro, originalmente apresentado em 2005 ao Instituto Rio Branco como requisito do Mestrado em Diplomacia, o autor apresenta as circunstâncias da geopolítica brasileira na década de 50 do século passado, com especial atenção ao pensamento do General Golbery do Couto e Silva.Para tal, o autor divide o livro em duas partes, cada uma delas contendo dois capítulos. A primeira parte é dedicada ao contexto sociopolítico do Brasil da época, estendendo-se a análise até a década de 60 com o início do regime militar, enquanto a segunda parte detém-se propriamente no estudo das ideias do General Golbery.
O primeiro capítulo trata dos acalorados debates que permearam os projetos desenvolvimentistas no Brasil no pós Segunda Guerra. A começar do governo Dutra, Carvalho discute os antagonismos entre as correntes de pensamento “entreguista” e “nacionalista”, mostrando a relevância do debate diante das imbricadas relações de poder que se apresentavam.A partir desse ponto, o autor distingue três correntes de pensamento, que inclui as duas já citadas e mais a Escola Superior de Guerra (ESG), pois, ainda segundo o autor, a “ESG foi a principal responsável pela atualização dos conceitos gerais de estratégia no Brasil”(p.70). Foi a ESG, destaque-se, que permitiu as militares conceber a gestão do Estado em conceito mais amplo.Dentro da ESG, desponta a importante figura do General Golbery, e o autor apresenta primeiro as concepções sobre geopolítica de Golbery para depois apresentar sua visão sobre as relações internacionais. Assim, Golbery é visto como um defensor de uma geopolítica de base nacional, em contraposição ao seu caráter global, moldada com uma visão de futuro.

Diante da bipolaridade predominante da Guerra Fria, a posição de Golbery nas relações internacionais é realista, com predomínio, portanto, da ação do Estado no contexto “anárquico” do sistema internacional. Como também aponta o geógrafo Demétrio Magnoli, o realismo lida com o potencial conflitivo das relações internacionais onde, na busca por uma melhor inserção nos circuitos geopolíticos, Golbery defende uma estratégia de aliança do Brasil com os EUA, resgatando tese do Barão do Rio Branco.
O livro tem o grande mérito de iluminar um período bastante controverso da historiografia brasileira sem se esquivar do debate. A opção do autor em debater o representativo, ainda que controverso, pensamento do General Golbery mostra o quanto, até hoje, os discursos se limitam à superfície, sem se preocupar mais detidamente com a práxis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário