quarta-feira, 29 de maio de 2013

Resumo do Livro "Bem Está o Que Bem Acaba" - Shakespeare


Nesta deliciosa comédia o genial Shakespeare cria uma divertida peça-problema que tem um destaque muito importante: a presença de uma mulher no papel principal, algo pioneiro na literatura.
Bem Está o Que Bem Acaba é uma peça inspirada por uma história do Decamerão, de Giovanni Boccaccio, e tem como figura central uma beldade plebeia, Helena, apaixonada pelo nobre Bertram, criando o clássico embate para um amor impossível. Ao salvar a vida do rei graças (usando uma poção que lhe fora deixada pelo falecido pai), Helena conquista o direito de escolher um marido entre os homens solteiros da corte . Bertram, o escolhido, rejeita a idéia, mas, por se tratar de uma ordem real, aceita se casar, mas foge imediatamente para a guerra. Com isso, a desdenhada noiva lança mão de toda a sua perspicácia para conquistar o marido. 
Em um livro cheio de reviravoltas e situações inusitadas, vale destacar algumas frases significativas do Bardo em relação a alguns assuntos relevantes, dentre elas:
Sobre o luto: "Lamentos moderados são um direito dos mortos, o luto em excesso é um inimigo dos vivos";
Sobre o verdadeiro poder: "Que tú tenhas forças suficientes para enfrentar teus inimigos, mas que não precises usá-las de fato".
Sobre o uso inteligente da palavra: "Que te reprovem pelo teu silêncio, mas que jamais te censurem por falar demais".
Do falso amor: "E eu comecei a amar como um velho que ama o dinheiro, sem nenhum apetite."


Nenhum comentário:

Postar um comentário