terça-feira, 28 de maio de 2013

Resumo do Conceito de Método - Pesquisa

O conceito de método, para Japiassu & Marcondes (1990), é o conjunto de procedimentos racionais, baseados em regras, que visam atingir um objetivo determinado. 
Método “é o caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho tenha sido fixado de antemão de modo refletido e deliberado” (Hegemberg). “É uma forma de selecionar técnicas, formas de avaliar alternativas para a ação científica. Método são regras de escolha, técnicas são as próprias escolhas” (Ackoff).
“É o conjunto de procedimentos lógicos e de técnicas operacionais que permitem ao cientista descobrir as relações causais constantes que existem entre os fenômenos”(Severino, 1992, p.121)
Para Bunge, o método comporta elementos doutrinários e ideológicos e reduz o método à indução e à dedução”.
Para a Filosofia, segundo Chauí, método “tem um sentido vago e um sentido preciso”. Também é “ciência universal de ordem e da medida, podendo ser analítico ou sintético”, considerando-o dedutivo e indutivo.

Assim tem-se três métodos, a saber: a) O Hipotético-Dedutivo, b) O Fenomenológico-Hermenêutico e c) O Dialético. O método hipotético-dedutivo é aquele “através do qual se constrói uma teoria", que formula hipóteses e, a partir destas hipóteses os resultados obtidos podem ser deduzidos. Com base neles se pode fazer previsões que, por sua vez, podem ser confirmadas ou refutadas. Essa questão surgiu na perspectiva cartesiana, buscando partir da valorização da experiência e indicando a substituição da função pela probabilidade, admitindo um novo método, o hipotético-dedutivo, em contraste com o método empírico-dedutivo do Positivismo Clássico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário