terça-feira, 28 de maio de 2013

Resumo do Conceito de Bem Público e de Externalidades


Existem bens, conhecidos como semi-públicos ou meritórios, que, embora sigam o princípio da exclusão, são freqüentemente, e cada vez mais, produzidos pelo Estado. Esse é o caso, por exemplo, da educação. Existem colégios privados onde, se o aluno não pagar, não tem acesso. Porém o governo mantém escolas públicas com vaga garantida por lei a toda criança. Também com base no conceito de externalidade é que o governo oferece escolas gratuitas para a população.
Tal acontece, pois o governo busca criar externalidades positivas, uma vez que uma pessoa bem educada trará benefícios para a sociedade como um todo. Também temos que atentar para o fato de a educação ser um direito de todos, garantido na constituição, e ao estimular o prover o ensino público o governo garante que a iniciativa privada não domine todo o setor, gerando uma externalidade negativa.
Um exemplo de bem público e explique por que ele se configura em uma falha de mercado: a iluminação pública. Ora, é impossível saber quanto cada um de nós gasta individualmente de iluminação, pois enquanto eu posso morar em um prédio e não sair de casa a não ser para trabalhar (pagando praticamente toda a iluminação de que preciso), muitas outras pessoas podem depender da iluminação nas praças, estradas e ruas. Por isso, não outra forma se não cobrar de todos o uso que beneficia, em última análise, a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário