terça-feira, 28 de maio de 2013

Resumo do Ciclo da Borracha na Amazônia

Entre o final do século XIX e início do século XX, a borracha estava destinada a “transformar-se na matéria-prima de procura em mais rápida expansão no mercado mundial”, como cita o mestre Celso Furtado em sua obra Formação Econômica do Brasil. Para tanto, em particular diante da escassez de mão-de-obra que se apresentava, em concorrência direta com a ascensão da produção de café no Sudeste, deu-se um verdadeiro êxodo de população da Região Nordeste, em fuga do decadente modelo de exportação da cana-de-açúcar, para a Região Norte, conhecido como Transumância Amazônica.
Dada a opulência que tal torrente de recursos trouxe, este ciclo pode ser encarado como a base para a primeira tentativa efetiva de ocupação da região amazônica, agora calcada no capital da borracha. Cidades inteiras foram construídas (as company cities), atraídas pelo interesse da nascente indústria automobilística na borracha amazônica. Porém, o ciclo da borracha se revelou fugaz, em particular diante da avassaladora produção das colônias inglesas concorrentes na Ásia a partir da 1ª Guerra Mundial, e trouxe poucos resultados duradouros para a região, sendo que, dentre esses, podemos citar a expansão da fronteira informal até onde hoje é o Estado do Acre, fruto da busca de mais seringais para abastecer a demanda, e a afluência de recursos deixou baluartes como o imponente Teatro Amazonas, em Manaus.



Um comentário:

  1. How to Make Money Playing on the Money Table Online
    How to Make Money Playing titanium shaver on the titanium pots and pans Money หารายได้เสริม Table Online. How to Make Money Playing on the Money Table titanium grades Online. How to Make Money Playing on the titanium nipple rings Money

    ResponderExcluir