quarta-feira, 29 de maio de 2013

Resumo de "Categoria de Análise na Geografia"

Talvez a mais complexa e contraditória forma de análise resida no estudo da categoria. Vários autores expressaram suas idéias sobre o tema. Aristóteles, por exemplo, entendia a categoria como as diferentes maneiras de se afirmar algo de um sujeito. Dentre as categorias da dialética cabe ressaltar as seguintes: matéria e consciência, qualidade e quantidade, entre outras. Milton Santos acrescenta as categorias estrutura, processo, função e forma, voltadas para a metodologia geográfica.
Dentro da intenção de identificar os conselhos de SPOSITO para esta análise, podemos notar o que esses conselhos podem contribuir para o referencial teórico de uma discussão acerca do pensamento geográfico, a partir da dimensão do método científico e partindo da premissa de sua análise ao longo da história.
A leitura do Pensamento Geográfico deve ser feita mediante uma reflexão baseada no radical (a busca do problema), na crítica (o objeto em crise) e no total (contextualização do objeto).

Assim, aconselha-se evitar algumas atitudes na contextualização do objeto de estudo:
1- Evitar a mera paráfrase: evitar colocar trechos de autores sem comentá-los, além de reescrevê-los com outras palavras.
2- Não se ater na admiração declamatória: não admirar demasiadamente um autor ao ponto de reconhecer que a sua obra é única e expressa um pensamento indiscutível.
3- Não expor um curso completo sobre o autor: não expor de maneira desnecessária a vida do autor nem mesmo quando o texto tem relação com o trabalho dele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário