quinta-feira, 30 de maio de 2013

Pequeno Resumo do Livro "Sobre a Brevidade da Vida" - Sêneca


Sobre a brevidade da vida é a obra mais difundida e um dos tratados mais significativos do grande filósofo, dramaturgo, político e escritor do início da Era Cristã, Sêneca (4aC - 65dC), além de ser um dos textos mais conhecidos de toda a Antigüidade latina . Um homem cuja morte exemplificou o desprendimento e a paz de espírito que ele tanto pregava, ao constatar que "cada um se lança à vida, sofrendo da ânsia do futuro e do tédio do presente".
Arguto observador da cena política, já àquela época ele indagava: "Quantos prefeririam ver em desordem a República e não a sua cabeleira?" Daí sua constatação fundamental sobre a política, e que vale até hoje igualmente, de que "um povo com fome não é racional, portanto, nem a eqüidade saberia acalmá-lo, nem as orações dobrá-lo".
São desenvolvidos temas como aprendizagem, amizade, livros e a morte, e, no correr das páginas, vão sendo apresentadas maneiras de prolongar a vida e livrá-la de mil futilidades que a perturbam sem, no entanto, enriquecê-la. 
Sua visão da proporcionalidade e da diferença entre todas as coisas pode ser resumida em uma bela frase de sua autoria: "Lentos jumentos são mais capazes para o trabalho que nobres cavalos, e quem já oprimiu a generosa agilidade deles com uma pesada bagagem?"


Um comentário:

  1. Muito bom conhecer esse pensador, conheci e fiquei sabendo sobre ele no livro do Pe.Fabio de Mello....

    ResponderExcluir