terça-feira, 28 de maio de 2013

Pequeno Resumo do Livro "Henrique V" de Shakespeare


Neste belo livro do grande Shakespeare se nota a evolução da personagem do Rei Henrique, que antes, na junventude, passara muito tempo com o boêmio Falstaff (Henrique IV, partes 1 e 2), mas agora ascende ao trono como um homem feito. O pano de fundo da peça é a Guerra dos Cem Anos (1337-1453) entre Inglaterra e França, rivais históricas.
O grande destaque vai para a postura do Rei Henrique V diante dos seus súditos, em particular os soldados, ao se colocar no mesmo nível que eles quando deseja incitá-los a lutar a seu lado, dizendo, textualmente: "Nós, um bando de irmãos!". Henrique V foi encenada pela primeira vez em 1599, mas ainda hoje, mais de quatrocentos anos depois, o texto lança luz sobre a natureza da guerra e da política, do discurso populista e da manipulação do povo. 
Rei da ironia, Shakespeare, mesmo nessa peça "séria", faz interessantes colocações sobre a vida em sociedade, como na fala do Rei diante de coisas feitas por alguém longe de casa, dizendo: "Coisa muito comum, que os homens sejam indecentes ao máximo quando se encontram longe de casa".
Também vale destacar a língua afiada do Bardo em criar um série de ditados, como por exemplo: "a amizade sempre adula", "cobra venenosa tem que se cuidar, para não morder a língua" e "o tolo dispara a sua flecha primeiro".


Um comentário:

  1. Visite meu blog : peça apresentada sobre Rei Henrique IV
    https://paulofermiano.blogspot.com.br/2017/05/rei-henrique-iv-da-inglaterra-william.html

    ResponderExcluir